Elementos disponíveis
Atualizado
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Esta configuração é realizada no módulo ÁBARIS | CONFIGURADOR, que você acessa através do <seuendereco>.config.abaris.com.br.
Os elementos disponíveis para o seu desenho são os seguintes:
São elementos usados para delimitar e clarificar o escopo de cada processo e o escopo de trabalho de cada responsável pelo processo. São elementos recomendados, pois tornam o desenho do processo mais claro e facilitam sua manutenção futura. Além disso, não impactam na configuração e na execução dos elementos que contem.
Piscinas são utilizadas para representar um processo. Elas englobam todos os elementos que fazem parte do processo;
Raias existem dentro de uma piscina e são usadas para delimitar os responsáveis (pessoas, times, cargos, funções, Ábaris, etc.) pelas tarefas que englobam.
São elementos manuais ou automatizados que indicam a espera de um fato pré-definido para iniciar ou dar andamento no processo, ou então indicam que o processo produzirá um fato durante ou ao término de sua execução. Exemplo de eventos poderiam ser "Preencher formulário eletrônico para iniciar o processo", ou "Aguardar data para dar continuidade na solicitação", ou "Se a solicitação chegar aqui, marcá-la como aprovada".
Início é o ponto de partida de um processo, e representa o envio de uma solicitação ou pedido por parte de uma pessoa;
Término representa a finalização total da solicitação. Ao ser atingido, todas as tarefas em andamento do processo que estejam sendo executadas também são finalizadas;
Cancelar determina o encerramento de um "braço" do processo. Esse evento não finaliza a solicitação toda;
Mensagem determina uma notificação que será enviada para alguma pessoa, grupo de pessoas, ou pessoa externa ao sistema;
Tempo é um temporizador que permite disparar diversas ações na execução do processo conforme uma regra de tempo pré-definida;
Link Início e Link Destino tem propósitos documentais, não impactando na execução do processo, e é utilizado para deixar o diagrama mais limpo evitando uma sobreposição de linhas no seu processo.
"Tarefa" é um nível granular de trabalho de uma atividade. Ou seja, é a parte de um todo no qual seu processo está encaixado.
Mantenha sempre o mesmo nível de granularidade / detalhamento ao longo de todo o processo desenhado e cuidar com o nível de detalhamento ideal quando você está desenhando um processo especificamente para ser automatizado pelo Zeev.
Tarefa de usuário representa um trabalho executado por uma pessoa no Ábaris. Ela é mostrada como uma tarefa pendente que entra na caixa de tarefas da pessoa;
Tarefa manual representa um trabalho executado por uma pessoa fora do Ábaris, no seu ambiente de trabalho, onde é preciso verificar ou executar algum item fora do sistema;
Tarefa mensagem é uma notificação e/ou e-mail que será enviada a alguma pessoa, grupo de pessoas, ou pessoa externa ao sistema.
Tarefa Edição indica um trabalho de edição de um atributo que será executado por uma pessoa no Ábaris;
Sub Processo é uma atividade cujos detalhes são representados por um outro processo, composto também por eventos, gateways, tarefas e até mesmo outros subprocessos;
Serviço Integração é uma atividade cujos detalhes são representados por uma integração externa (as famosas APIs) que podem receber e/ou retornarem valores e parâmetros para o seu processo;
Regra Tarefa Prazo é uma regra obrigatória que será enviada a alguma pessoa, grupo de pessoas, ou pessoa externa ao sistema determinando um prazo para a execução de uma tarefa
Regra Edição indica uma regra de edição de um atributo;
Regra Check determina uma regra de verificação de documentos, assinaturas e atributos;
Regra Edição Tipo Doc. é uma regra de edição de um Tipo de Documento;
Regra Verificar duplicidade determina uma regra de verificação da duplicidade de documentos e seus respectivos índices;
Regra Solicitação Documento é uma regra que notifica uma pessoa sobre a obrigatoriedade de um documento que deve ser anexado ao processo;
Regra Solicitação de Assinaturas é uma regra que notifica uma pessoa sobre a obrigatoriedade de uma assinatura que deve ser realizada em algum documento do processo;
Regra Converter para PDF é uma regra que indica documentos do processo que devem ser convertidos para PDF/A.
Os gateways (desvios) são elementos que podem modificar o caminho do andamento do curso de execução do processo. Com o uso de gateways conseguimos criar processos complexos, com diversas ramificações, que representam exatamente como as coisas acontecem nas empresas.
Paralelo / Paralelo Merge é um desvio em que todas as conexões de saída do gateway são ativadas simultaneamente, sem nenhum filtro;
Inclusivo / Inclusivo Merge é um desvio em que cada conexão de saída deve ter uma condição associada. Após avaliar as condições associadas a cada uma das saídas, um ou mais caminhos podem ser ativados. Se nenhum caminho for ativado, a solicitação emitirá erro;
Exclusivo / Exclusivo Merge é um desvio em que cada conexão de saída deve ter uma condição associada. Após avaliar as condições associadas a cada uma das saídas, somente um caminho pode ser ativado. Se nenhum caminho for ativado, a solicitação emitirá erro. Se mais de um caminho for ativado, também ocorrerá erro;
Complexo / Complexo Merge é um desvio em que cada conexão de saída deve ter uma condição associada. Ele é usado em situações onde o controle do fluxo do processo depende de condições mais avançadas ou combinações de condições que não podem ser representadas por outros tipos de gateways (como exclusivo, inclusivo ou paralelo).
A principal diferença do gateway exclusivo para o gateway inclusivo é que o primeiro permite somente um caminho verdadeiro, enquanto o segundo permite diversos caminhos verdadeiros.